Informações importantes

REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI

O País 

O Uruguai é uma democracia constitucional que tem exibido, nos últimos anos, um desempenho económico assinalável, com um crescimento médio do produto de cerca de 7%. O Produto Interno Bruto per Capita, em base PPC, foi em 2007 de USD 11,230. Na perspectiva do viajante, a capital, Montevidéu, oferece uma boa rede de alojamento com hotéis de todas as categorias. O aeroporto internacional de Montevideu encontra-se a cerca de 30 minutos de automóvel do centro da cidade e o serviço de táxi para esse percurso ronda os 500 pesos. Os principais pontos de atração turística são Colônia do Sacramento, com o seu bairro histórico (fundada por portugueses em 1680), situada a 180 km de Montevidéu (Oeste do país, litoral do Rio da Prata) e Punta del Este, estância balnear de renome internacional, a 120 km da capital (Leste do país, litoral atlântico), com bons acessos rodoviários em qualquer dos casos.

Condições de segurança

Razoáveis. O Uruguai tem baixos índices de criminalidade, se bem que nos últimos anos se tenha registado um incremento da violência urbana. Em relação a Montevideu recomenda-se especial atenção nos principais pontos de interesse turístico, como a “Cidade Velha” e zona do porto em geral (sobretudo se se está sozinho e casais passeando de noite), e também ao levantar dinheiro das caixas automáticas. Os assaltos quando ocorrem são, de uma maneira geral, não violentos. Nestas circunstâncias, deverá procurar manter-se a serenidade e nunca reagir de forma violenta. Os veículos que permaneçam estacionados na via pública não deverão exibir qualquer objeto ou peça de roupa identificável do exterior.
Por motivo de um diferendo entre a Argentina e o Uruguai sobre a localização de uma fábrica produtora de pasta de papel, as três pontes internacionais que unem os dois países estão intermitentemente em serviço (os bloqueios ocorrem em território argentino, concretizados por grupos de protestantes ambientalistas). Em caso de deslocação por automóvel por qualquer destas pontes, é prudente consultar as autoridades locais para saber qual a situação no momento e, em caso de encontro com grupos de ambientalistas que bloqueiem a circulação, evitar absolutamente forçar a passagem.

Números de telefone de emergência:

Montevideu:
– Embaixada de Portugal: (02) 7084061
– Polícia e Bombeiros – 911
– Ambulâncias Públicas em Montevideu – 105
– Emergência na Estrada – 108

Resto do País:
– Polícia – 109
– Bombeiros – 104
– Saúde pública – varia em função do departamento

Regime de entrada e de estada:

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos: Os viajantes não podem fazer entrar no país uma vasta lista de produtos que a seguir se discriminam: vegetais, frutas e produtos hortícolas frescos, sementes (incluindo artesanato com sementes e produtos vegetais), flores e plantas em geral (incluindo ornamentais), terra, animais (incluindo domésticos – ver abaixo), produtos e subprodutos, leite e produtos lácteos, carne de qualquer tipo (incluindo enchidos), alimentos para animais e produtos biológicos ou para uso veterinário, produtos inflamáveis, estupefacientes, objectos obscenos, material subversivo ou pornográfico. Destas restrições, assim como da campanha contra o contrabando, decorre a prática local de fazer passar as bagagens por raios-X à chegada ao aeroporto internacional de Montevideu. A entrada de animais de estimação está condicionada à emissão de um Certificado Sanitário Oficial.

Qualquer produto proibido que seja identificado pelas autoridades alfandegárias (sobretudo se for de natureza perecível) é, em princípio, imediatamente destruído e na presença do proprietário.

Línguas: A língua oficial é o espanhol. Nas zonas de fronteira com o Brasil é utilizado um dialeto correntemente designado “portuñol”.

Condições Climáticas: O clima é temperado e com estações bem definidas, ainda que o verão possa assumir características bastante subtropicais, com elevado índice de umidade.

Transportes: A rede viária tem uma extensão de 8.764 km, conferindo ao país uma das mais altas taxas de acessibilidade da América Latina. A estradas são, em geral, seguras. Para maiores informações, consulte: www.uruguaytour.com.uy. O caminho-de-ferro encontra-se quase totalmente desativado. Existe uma ponte aérea bem como boas ligações marítimas com a capital da Argentina, Buenos Aires.

Cuidados de saúde

Não são necessárias vacinas específicas. É, porém, aconselhável a subscrição de seguros que cubram todos os cuidados médicos, uma vez que os custos de medicina privada são elevados. Em caso de permanência mais prolongada no país, recomenda-se a inscrição numa associação de serviços mútuos, de medicina privada ou a subscrição de uma emergência médica.

Endereços dos principais hospitais e clínicas:

Montevidéu: Hospital Britânico (Clínica Privada)– Av. Itália 2420 – Tel. (02) 4871020;

– Hospital Americano (Clínica Privada)– Isabelino Bosch 2466 – Tel. (02) 7086041;

– Sanatório IMPASA (Clínica Privada)– Av. L. A. de Herrera 2275 – Tel. (02) 4878787 – (02) 4871016;

– Hospital de Clínicas “Dr.Manuel Quintela”(Público)– Av. Itália s/n – Tel. (02) 4871515.

Outras informações

Geografia: Situado entre a Argentina e o Brasil, o Uruguai ocupa uma superfície de cerca de 175 mil km² e tem aproximadamente 3,3 milhões habitantes. Cerca de 40% da população concentra-se na capital, Montevidéu. O país encontra-se administrativamente dividido em 19 departamentos: Artigas, Canelones, Cerro Largo, Colonia, Durazno, Flores, Florida, Lavalleja, Maldonado, Montevideu, Paysandú, Río Negro, Rivera, Rocha, Salto, San José, Soriano, Tacuarembó e Treinta y Tres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: